Como combater o mau hálito

• 05/09/2016

Hoje você verá algumas dicas sobre como combater o mau hálito, ou halitose. Na maioria dos casos, as causas para a halitose estão na boca, na qual vivem bactérias necessárias ao organismo. Quando essas bactérias digerem proteínas, podem liberar substâncias com mau cheiro.

Causas

A principal origem do mau hálito está na parte posterior da língua, local em que as bactérias conseguem se alojar mais facilmente. Existem, no entanto, diversas causas para a halitose:

• Má conservação dos dentes;
  • Higiene bucal inadequada;
  • Gengivite;
  • Tabaco e álcool;
  • Certos alimentos, como o alho;
  • Ressecamento da boca (por jejum prolongado, certos medicamentos, respirar pela boca, estresse, desidratação, entre outros);
  • Doenças como diabetes, câncer, no fígado e nos rins.

Na maioria das vezes, a pessoa com halitose não consegue perceber o mau cheiro. Para identificá-lo, cubra sua boca e nariz com a mão, exale e sinta o hálito.

Como combater o mau hálito

Como combater

• Evite alimentos com odor forte, como a cebola e o alho, ou lave bem a boca depois de comê-los;
  • O café da manhã é importante para manter um bom fluxo de saliva, evitando a halitose;
  • Tome uma boa quantidade de líquido, para manter a boca úmida (mascar um pouco de chicletes também pode ajudar);
  • Faça uma boa escovação, utilize fio dental e faça gargarejo com antissépticos bucais;
  • Escove a língua, inclusive sua parte posterior (a sensação de vômito pode ocorrer, mas diminui com a prática);
  • Consulte seu dentista regularmente, para revisão e limpeza dos dentes.

Se mesmo com essas práticas a halitose persistir, consulte seu dentista. O mau hálito pode ser indício de problemas mais graves, como a gengivite e outras doenças, e só um profissional poderá identificar o caso.