Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Implantodontia: o que é, tipos de implantes e onde realizar

  • Implante e Prótese
  • 25/05/2014
  • Dr. Marcio Gulin Cury

A implantodontia é o ramo da odontologia responsável por substituir dentes ausentes e suas funções. Para isso, utilizam-se os chamados implantes dentários, os quais assumem o espaço do dente ausente. Dessa forma, a mastigação e a estética bucal são restauradas.

implantodontia

O implante consiste de uma peça de titânio posicionada no interior do tecidoósseo, a qual assume a função da raiz dentária. O dente substituto, que busca imitar com a máxima fidelidade o original, é montado sobre essa peça.

Existem dois tipos principais de implantes, de acordo com o tipo de prótese dentária (dente substituto).

  • Prótese protocolo: É parafusada sobre o implante previamente colocado. No caso de ser fixada sobre mais implantes (cerca de 4 a 8), as próteses são conectadas entre si. Em função disso, a higienização pode ser mais difícil; no entanto, a estética bucal e o conforto são excelentes.
  • Prótese removível: Trata-se de uma dentadura, uma vez que pode ser retirada pelo paciente, o que facilita a higienização. No entanto, é mais confortável e segura do que as dentaduras convencionais, uma vez que é encaixada sobre cerca de 2 a 6 implantes, tendo maior estabilidade.

Ambos os tipos de prótese dentária necessitam de um período para osseointegração, que pode levar de 4 a 6 meses, dependendo da quantidade de implantes e da região na qual foram colocados. A osseointegração se refere à formação de tecido ósseo ao redor da peça de titânio, fazendo com que o implante seja incorporado pelo organismo. Somente após esse período o paciente poderá receber a prótese dentária.

Se você procura profissionais de implantodontia em Curitiba, não deixe de marcar sua consulta com a Cury Clínica Odontológica.