O que é Câncer Bucal

• Curiosidades
  • 28/08/2017

O câncer bucal é um tumor que pode afetar qualquer parte da boca, como os lábios, a gengiva, a língua, as glândulas salivares, as amígdalas ou a garganta. Trata-se de um câncer agressivo e que pode ser fatal, principalmente porque os primeiros sintomas podem demorar a ser identificados.

Entenda a seguir quais são as causas mais comuns do câncer bucal, e saiba como identificar os primeiros sintomas. Conheça também os possíveis tratamentos e as formas de prevenção.

• Fumar é um dos principais fatores de risco para essa doença;
  • Mascar tabaco;
  • Ingerir bebida alcoólica em excesso;
  • Falta de higiene bucal;
  • Exposição excessiva ao sol sem proteção para os lábios;
  • Ausência de uma alimentação balanceada, principalmente quando é pobre em Vitamina C.

Principais sintomas

Os primeiros sintomas do câncer de boca costumam ser de difícil identificação, e por isso merecem especial atenção no momento do autoexame.

• Pessoa mostrando a línguaFeridas que não cicatrizam nos lábios, gengiva ou interior da cavidade bucal. Muitas vezes, essas feridas podem se assimilar a aftas, e por isso é importante verificar se há ou não cicatrização depois de alguns dias. Após cerca de 3 semanas sem cicatrização, procure seu dentista;
  • Nódulos, caroços ou inchaços na região das bochechas;
  • Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas em qualquer parte dos lábios ou do interior da boca;
  • Sensação de dormência em alguma região da cavidade bucal;
  • Dor de garganta persistente;
  • Dor ao mastigar ou engolir;
  • Mudanças na respiração e na voz;
  • Mau hálito.

Sintomas como dores, mau hálito e dificuldade ao mastigar ou engolir, costumam aparecer em fases mais tardias da doença. Por isso, fique atento aos menores sinais.

Tratamentos

Na maioria dos casos, há intervenção cirúrgica para remoção do tumor. Dependendo do estágio em que se encontra a doença, há necessidade de quimioterapia e/ou radioterapia.

Prevenção

• Cigarro rasgado ao meioVisitas regulares ao dentista são uma das principais formas de prevenção, para manter a saúde bucal e para que o diagnóstico aconteça ainda nas fases iniciais da doença. Isso torna o tratamento menos invasivo e aumenta as chances de cura;
  • Cuidados com a higiene bucal diariamente;
  • Evitar o uso do cigarro e do tabaco;
  • Controlar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Uso de protetor solar, como manteiga de cacau, para proteger os lábios;
  • Alimentação rica e balanceada.

Esses cuidados básicos com a saúde, aliados ao autoexame regular, são as melhores formas de prevenção contra o câncer bucal.