Entre em contato conosco: 41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Odontopediatria: saúde bucal do seu filho

Odontopediatria: saúde bucal do seu filho

A Odontopediatria é responsável por cuidar da saúde bucal das crianças. É importante que os pais procurem o odontopediatra já durante a gestação, uma vez que há cuidados a serem tomados mesmo quando o bebê ainda não desenvolveu a dentição. Veja algumas dicas sobre como cuidar da saúde bucal dos seus filhos.

Antes da primeira dentição

Antes de nascer a primeira dentição, alguns cuidados já são necessários. Todos os dias, depois da última amamentação, limpe as gengivas, bochechas e língua do bebê com o auxílio de uma gaze umedecida. Preferencialmente, umedeça com água quente.

Depois da primeira dentição

Com o nascimento dos dentinhos, já se deve começar a escová-los. Compre uma escova dental de cerdas macias e com uma aparência atraente para a criança. É importante que o momento de escovar os dentes seja divertido, para que a criança possa aprender a importância de cuidar da saúde bucal.

Como já mencionamos aqui anteriormente, a pasta de dente utilizada deve conter flúor. O flúor é importante contra o desenvolvimento da placa bacteriana, que dá origem às cáries, e por isso deve estar presente na água e no creme dental. O que você deve fazer é controlar a quantidade.

Quando a criança ainda não consegue cuspir, coloque uma quantidade de pasta de dente equivalente a um grão de arroz cru. Dessa forma, mesmo que a criança engula, o flúor não prejudicará sua saúde. Quando a criança já consegue cuspir, a quantidade de pasta deve ser o equivalente a uma ervilha.

O fio dental deve ser utilizado desde os quatro anos de idade, diariamente.

OdontopediatriaVisitas ao dentista

O profissional da Odontopediatria é essencial para a saúde dental dos pequenos. Por isso, a primeira consulta deve ocorrer no máximo após o nascimento do primeiro dente.

Se a criança tiver esse contato com o odontopediatra desde pequena e de forma natural, não desenvolverá medos ou traumas em relação a ir ao dentista, o que fará toda a diferença em qualquer tratamento realizado. Para isso, demonstre confiança e tranquilidade no momento de levá-la às consultas, ajudando-a a se sentir à vontade.

  • Odontopediatria
  • 05 de maio de 2014
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Escrito por Dr. Marcio Gulin Cury

Faça seu Agendamento Faça seu Agendamento