Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Programa de controle preventivo

Como funciona um programa de controle preventivo?

Trata-se de um conjunto de ações visando e priorizando a sua saúde bucal. Essas ações visam em levar nossos pacientes á um novo "patamar" se referindo a higiene oral e saúde bucal e de todo o sistema estomatognático.

Nosso programa é delineado às necessidade de cada cliente. Assim temos programas específicos para diversas necessidades e idades. Desde programas preventivos infantis Kids, passando por programas preventivos Teen (adolescentes e crianças) e, chegando até a programas para adualtos como programas para cuidados com implantes, póteses, programs de controel de ATM e disfunções de ATM (DTM), etc.

Dentro do programa preventivo serão usadas as seguintes ferramentas:

1 - Exame clínico completo dos dentes, gengivas e cabeça, atm, pescoço 

Entende-se por exame clínico tradicional o diagnóstico feito de forma visual, palpação (ATM, músculos, etc) e por auxílio de espelho clínico. Dentro do exame serão verificadas as condições atuais  de uma maneira geral e os principais pontos anotados.

2 - Exame clínico utilizando o check-up digital e radiografias intra-bucais 

Exames realizados com câmera intra-bucal com aumento de até 60x, onde é possível identificar doença bucal em fase inicial, e radiografias com aparelho digital minimizando a exposição do paciente ao raio X.

3 - Reeducação de higiene 

Consiste inicialmente em verificar a maneira como o paciente está realizando sua higiene oral, realizada através de uso de evidenciador de placa e o paciente realizando sua higiene oral sozinho. Assim é possível identificar as falhas e poder orientar de forma educativa a melhor técnica de escovação, higiene e cuidados de saúde bucal para ele.

4 - Profilaxia profissional 

Limpeza realizada após a evidenciação da placa bacteriana e a identificação das falhas da higiene oral do paciente, utilizando jato de bicarbonato de sódio, remoção da placa bacteriana rígida (tártaro) com auxílio de pontas ultrassônicas, curetas manuais, tiras especiais. Polimento com escovas, pastas especiais e taças de borracha deixam a superfície bem lisa e dificultam a formação de nos palcas e tártaro.

5 - Exposição do plano de tratamentos das doenças 

Nesse momento é exposto ao paciente relatório de todos os problemas identificados nos exames complementares. Na sequência se dá início ao tratamento até sua conclusão.

6 - Classificação ao grau de doença

Após a realização e conclusão de todo o plano de tratamento, é indicado retorno de controle dentro da seguinte classificação:

Os planos são, ainda, classificados de acordo com a modalidade de cuidado e idade do paciente; como por exemplo: kids, teen, gestante, adulto, implante, ATM/DTM, etc.

Avaliamos o paciente em três graus de evolução de doença, sendo essa mensuração o indicativo para o retorno de sua nova realização do programa de controle preventivo.

Não existe garantia de que esse "Programa de controle Preventivo" dará resultado, por se tratar somente de tratamentos e exames realizados no consultório odontológico. Para resultados efetivos é necessária uma mudança na maneira em que o paciente deve abordar sua higiene oral e outros cuidados. Portanto, se o mesmo se comprometer em seguir tudo o que for orientado de acordo com sua realidade bucal, não existe dúvidas que funciona.

ENTRE EM CONTATO (041) 3015-0841- Whatsapp 98514-7134
Envie a suas dúvidas sobre consultas e tratamentos preenchendo o formulário.

Confira outros tratamentos

Odontologia para Saúde

Odontologia Reabilitadora

Odontologia Estética

Artigos Relacionados

Clínica Geral - Consulte seu dentista regularmente

Clínica Geral - Consulte seu dentista regularmente

Fique atento: como um tratamento odontológico pode melhorar a sua saúde bucal e geral?

Conheça as principais doenças bucais, os tratamentos e entenda como um tratamento odontológico pode melhorar sua qualidade de vida.

Conheça os motivos para perda óssea dentária

A perda óssea dentária é um dos problemas que podem surgir quando o assunto é saúde bucal. Conheça as causas.

Dentista

Dr. Marcio Gulin Cury CRO PR 14-875

Cirurgião Dentista formado pela Universidade Federal do Paraná, 2002
Responsável Técnico e Gestor Clínico do time de especialistas da Cury Clínica Odontológica.

ver curriculo

Agende agora mesmo sua consulta

41 3015-0841 ou 41 9851-4737