Saúde bucal e saúde geral

• 15/05/2017

Muitas vezes tentamos dividir esses dois assuntos, saúde bucal e saúde geral, imaginando a boca como à parte do nosso corpo. Mas precisamos pensar que o sangue circula em todo o organismo, e problemas bucais podem refletir diretamente na nossa saúde geral.

É o caso, por exemplo, se o paciente tiver um problema gengival e não tratar, como uma periodontite — infecção dos tecidos que sustentam o dente. Com o tempo, ela pode causar problemas como a endocardite bacteriana, uma infecção no coração bastante grave e que em muitos casos pode resultar até em morte.

Outra questão muito importante diz respeito às mulheres no período gestacional. Se elas tiverem cáries ou outros problemas de origem bucal, estes podem refletir diretamente em um parto prematuro e bebês de baixo peso.

É importante, também, que desde pequenos a criança ou até mesmo o bebê passem por acompanhamento odontológico bastante sério.

Cuidados especiais

Demonstração do corpo humano sendo afetado por problemas bucaisEm nossa clínica, temos um programa de acompanhamento e de controle da saúde bucal, onde faremos o check-up completo do paciente através de exames periódicos. Esses exames incluem radiografias, imagens, entre outros. Tudo é feito de acordo com o grau de risco do paciente a uma doença bucal.

Também é sabido que algumas condições de saúde geral refletem diretamente na sua saúde bucal. Por exemplo, pacientes diabéticos têm uma pré-disposição maior a infecções bucais, além de uma cicatrização mais comprometida. Esses pacientes precisam, portanto, de um cuidado totalmente diferente de um paciente 100% sadio.

Então, é muito importante trabalharmos a saúde bucal de maneira individual. Cada caso é diferente, seja pela idade, gênero ou determinadas condições de saúde.

Por isso, na Cury Clínica Odontológica você poderá contar com um acompanhamento individualizado. Sempre procuramos cuidar com todo o carinho, atenção e respeito da sua saúde bucal. Esperamos você!