A saúde geral e bucal das mulheres

• 22/10/2013

Uma das maiores causas da relação entre a saúde geral e a bucal das mulheres é a gengivite (periodontia). Esta é uma infecção da gengiva, e por isso as bactérias ali presentes podem entrar na corrente sanguínea e causar outros problemas ao organismo.

Infecções que podem ser causadas pela gengivite

• Problemas respiratórios: Principalmente em pessoas com gengivite, as bactérias da boca podem chegar até o pulmão, causando problemas como a pneumonia.
  • Diabetes: Pessoas diabéticas são bastante propensas a terem gengivite. Esta torna mais difícil o controle do açúcar no sangue, podendo se tornar um fator de risco.
  • Problemas cardíacos: Pessoas com gengivite são pais propensas a desenvolverem problemas cardíacos, tendo inclusive mais chances de sofrerem ataques fatais.
  • Derrame: Infecções bucais aumentam o risco de derrame (AVC).
  • Gengivite na gestação: Pode haver aumento dos líquidos que estimulam o parto, havendo maior risco de partos prematuros. Os bebês podem também nascer com menor peso.

Fases da vida da mulher e a gengivite

• Menstruação: Algumas mulheres reclamam de sintomas como afta e outras inflamações na boca antes da menstruação, ou de inchaço e sangramento na gengiva nesse período. É necessário cuidado redobrado com a escovação diária.
  • Contraceptivos orais: Inflamações gengivais são um dos efeitos colaterais dos contraceptivos orais.
  • Gravidez: Durante a gravidez, a placa bacteriana tende a se formar mais facilmente, o que pode causar a gengivite. Além da higienização, o cuidado pré-natal é muito importante também para isso.
  • Menopausa: A gengiva pode ganhar um tom avermelhado, além de poder haver inflamação, ardência, mudança do paladar, entre outros.
  • Osteoporose: Quando em conjunto com a gengivite, a osteoporose pode causar a perda da estrutura óssea que dá sustentação à arcada dentária, podendo levar também à perda dos dentes.

É importante a consulta regular ao dentista para evitar a gengivite e os problemas que poder vir com ela. Muitas vezes, ela é indolor, o que dificulta a sua percepção. Uma boa higiene bucal também é sempre indispensável.

Periodontia e saúde: clínicas de odontologia em Curitiba

Se você está passando por algum problema com periodontite, ou quer verificar a situação da sua gengiva, marque sua consulta em uma das mais renomadas clínicas de odontologia em Curitiba. Na Cury Clínica Odontológica, você encontrará os melhores profissionais da área.

clinicas de odontologia em curitiba