Novembro Azul com Branco: Câncer de Boca

• 25/11/2016

Na Cury Clínica Odonológica, temos o movimento Novembro Azul e Branco, que objetiva a prevenção não só do câncer de próstata, como também de doenças bucais. Isso porque o câncer de boca é mais frequente em homens do que em mulheres, e práticas de prevenção são muito importantes para evitá-lo ou diagnosticá-lo precocemente.

Da mesma forma que o câncer de próstata, essa doença não apresenta sintomas em estágios iniciais. Por essa razão, a prevenção e consultas regulares ao dentista são tão importantes para um diagnóstico precoce.

Confira os principais sintomas, quando eles se manifestam:

• Feridas no interior da boca que não se cicatrizam;
  • Placas ou manchas vermelhas ou brancas no interior da boca;
  • Dores na boca e na face, ou ao engolir;
  • Mau hálito;
  • Quantidade excessiva de saliva;
  • Perda do paladar;
  • Inchaço em qualquer parte da boca;
  • Alterações na voz.

Dentista fazendo tratamentoAlém das consultas regulares ao dentista, é importante que você o informe caso perceba qualquer um desses sintomas.

Tratamentos

O tratamento envolve, dependendo do estágio da doença, cirurgia para a remoção dos tumores, podendo envolver também a remoção de gânglios linfáticos do pescoço, por exemplo. Em alguns casos, principalmente quando a doença já se encontra em estágio mais avançado, quimioterapia e radioterapia podem ser necessárias.

Confira algumas formas importantes de prevenção do câncer de boca:

• Evitar ou eliminar o hábito de fumar, que aumenta muito as chances de contrair a doença;
  • Reduzir o consumo de álcool;
  • Cuidar da alimentação;
  • Seguir os hábitos de higiene bucal rigorosamente, escovando os dentes ao menos três vezes ao dia e utilizando fio dental diariamente;
  • Consultar regularmente o dentista.

Lembre-se também de fazer autoexame para verificar a presença de qualquer um dos sintomas mencionados acima.