Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Aparelhos odontológicos para ronco e apneia obstrutiva do sono

  • Ortodontia e Ortopedia facial
  • 20/03/2024
  • Cury Clínica Odontológica

Homem com apneia do sono dormindo de boca aberta.

Uma boa noite de sono é revigorante, não é? Além de trazer benefícios para a saúde, conseguimos realizar as tarefas do dia a dia sem qualquer tipo de cansaço ou estresse. No entanto, nem todas as pessoas têm o privilégio de ter uma ótima noite de sono. Afinal, algumas delas possuem um problema que chamamos de apneia obstrutiva do sono.

Quando esse distúrbio se manifesta, a qualidade do nosso sono diminui e, a longo prazo, podemos enfrentar consequências que inicialmente podem parecer insignificantes, mas que acabam prejudicando a saúde do indivíduo.

Para saber um pouco mais sobre o que é a apneia obstrutiva do sono, os sinais e como podemos tratá-la utilizando a ortodontia a nosso favor, leia este artigo até o final.

O que é a apneia obstrutiva do sono?

A apneia do sono é um distúrbio que é conhecido por causar interrupções momentâneas da respiração durante o sono. Quando acontece essas pausas na respiração, o indivíduo pode sofrer, já que isso afeta significativamente a qualidade do sono e a saúde geral.

Geralmente, a causa da Apneia Obstrutiva do Sono, como o próprio nome já diz, é devido a uma obstrução que, na maior parte dos casos, ocorre em decorrência do estreitamento das vias respiratórias enquanto dormimos, especialmente porque os músculos relaxam.

Logicamente, há alguns fatores de risco que podem agravar a situação, tornando-a mais recorrente, como é o caso do excesso de gordura abdominal, obesidade, tabagismo, hipertrofia de adenoide e até mesmo uso de medicamentos sedativos.

Mulher com apneia do sono dormindo de boca aberta no sofá enquanto lia um livro.

Sinais de Apneia Obstrutiva do Sono

O corpo humano é inteligente o suficiente para apresentar sinais quando algo não está certo e com a Apneia Obstrutiva do Sono não seria diferente. Por isso, estes são alguns dos sintomas da Apneia:

  • Ronco durante o sono;
  • Acordar várias vezes durante a noite;
  • Paradas da respiração ou sufocamento durante o sono;
  • Cansaço e sono durante o dia – justamente pelas noites de sono mal dormidas;
  • Dor de cabeça, especialmente pela manhã;
  • Menor rendimento nos estudos e também no trabalho;
  • Irritabilidade;
  • Redução da libido.

Estar atento aos sinais é importante para que se comece o processo de intervenção, afinal de contas, a apneia do sono pode aumentar sim o risco de problemas cardíacos, como hipertensão e infarto.

Tipos de Apneia do Sono

A Apneia do Sono tem dois tipos: a Apneia Obstrutiva do Sono e a Apneia Central do Sono. Neste caso, vamos focar apenas na primeira, que é causada por obstrução das vias aéreas devido ao relaxamento dos músculos da respiração.

Tratamentos para a Apneia Obstrutiva do Sono: os aparelhos odontológicos para ronco e AOS

Roncar não é normal, apesar de ser bastante comum, não é? Afinal, quem não conhece alguém que ronca tanto que ninguém consegue dormir perto? Mas, não há necessidade de desespero: existem tratamentos para a apneia obstrutiva do sono, já que um dos sinais é o ronco excessivo. E, caso você não saiba, um deles é feito com o uso de aparelhos odontológicos!

Por exemplo, um dos tipos disponíveis no mercado é o aparelho intra oral – especialmente indicado em casos que não são tão graves. Todavia, assim como todo tratamento, para ter acesso é preciso ir em uma consulta com um médico especialista, para que a avaliação seja feita, bem como a análise do seu caso.

Vista intra oral de um aparelho reposicionador mandibular, um dos tratamentos indicados para apneia do sono.

Afinal de contas, este é um dispositivo prescrito pelo médico do sono, personalizado e ajustado por um dentista que tenha experiência e treinamento em Odontologia do Sono.

Esse aparelho intra oral vai atuar de forma gradativa. Primeiramente, ele parece com as placas do bruxismo, no entanto, ao contrário das placas mio-relaxantes, o aparelho intraoral é ativado gradativamente, a fim de permitir – aos poucos – o melhor posicionamento da sua mandíbula. Logo, com isso, é possível favorecer a oxigenação de todo o organismo, mesmo que seja enquanto você dorme.

Sendo assim, se você se lembra da explicação de como a Apneia Obstrutiva do Sono acontece, sabe que essa melhora na oxigenação permite um fluxo de ar que não é interrompido. Logo, você consegue respirar melhor, roncar menos e dormir melhor.

Quando tratamos corretamente, você tem mais qualidade de vida e segurança para sorrir.

Como funcionam para promover a abertura das vias aéreas durante o sono?

Como falamos anteriormente, o favorecimento da oxigenação acontece quando há uma melhoria no posicionamento da mandíbula. Logo, quando acontece este fato, a abertura das vias aéreas é melhorada e o ronco diminuído, bem como as outras consequências que a Apneia Obstrutiva do Sono causa.

Para quem é indicado?

Este tipo de aparelho intraoral é indicado para quem tem o diagnóstico de Apneia Obstrutiva do Sono, pois só com o diagnóstico é possível começar o tratamento assertivo e intuitivo com o médico especializado, em parceria com um dentista que tem certificado e especialização em Apneia do Sono.

Quais as suas vantagens e benefícios em tratar Apneia Obstrutiva do Sono?

Quando tratamos o problema, obtemos mais qualidade de vida e também um melhor desempenho no dia a dia, tanto nas relações interpessoais como no trabalho. Sem contar que, quando dormimos bem, todo o corpo humano responde positivamente – menos cansaço, melhora o humor, hormônios regulados e mais disposição.

Como a Cury Odontologia pode ajudar?

Se você apresenta um ou mais sinais de Apneia Obstrutiva do Sono e deseja tratar, a Cury Odontologia pode te ajudar! Nós temos um time de profissionais que são especializados e podem traçar o tratamento adequado para o seu caso. Entre em contato e saiba mais.