Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Como o cuidado com a saúde bucal pode te proteger do coronavírus

  • Prevenção
  • 12/04/2021
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Que o contexto pandêmico já se instalou em nosso cotidiano, e que tem influenciado a vida das pessoas, todo mundo já sabe. O “novo normal” que se tem feito presente em nossa realidade é ilustrado por cuidados, tanto individuais quanto coletivos, que vão desde o distanciamento social, até a higiene constante das mãos com água e sabão e ao uso regular de álcool em gel.

Sabe-se que o vírus da COVID-19 infecta e acomete as vias respiratórias, originando sintomas similares aos da gripe, como a tosse, a febre e o cansaço. Além disso, sua contaminação também se assemelha à do vírus Influenza: ocorre por meio contato com gotículas infectadas pelo vírus, seja via tosse, espirro, coriza ou superfícies infectadas tocadas pelas mãos e logo em seguida levadas à boca, ao nariz ou aos olhos.

Somada aos cuidados já conhecidos — lavagem das mãos, uso de sabonete e álcool em gel, distanciamento social —, a higiene bucal também é necessária para nos protegermos do coronavírus. Isso quer dizer que, além dos cuidados básicos durante a quarentena, também deve ser incluída a manutenção da saúde bucal na tentativa de evitar a proliferação do vírus.

Mas então como podemos manter a saúde de nossos dentes e gengivas em meio a esta realidade em que vivemos atualmente? Nós já destacamos: manter uma boa higiene bucal durante a pandemia é essencial para o combate ao coronavírus. Saiba neste texto como.

A boca é uma das principais vias de contaminação do coronavírus

A boca, assim como outros órgãos do trato respiratório como o nariz, é uma das formas de contato mais comuns que o coronavírus tem com nosso corpo, sendo necessária, então, a adoção de uma rotina diária de higiene bucal.

Quando isso não é respeitado, é possível ocorrer a proliferação de bactérias que fazem da região bucal um palco perfeito para o crescimento de microrganismos, entre eles o próprio vírus da COVID-19. Ainda, a falta de compromisso pela manutenção da saúde bucal pode comprometer a imunidade das pessoas, causando infecções e lesões na boca, como a herpes bucal. É importante destacar que estes ferimentos ajudam a facilitar a propagação do vírus com outras partes do corpo humano, dificultando as ações de prevenção adotadas pelas pessoas.

Pesquisas mostram que o coronavírus pode sobreviver por mais de um dia em temperatura ambiente em materiais como metal, vidro e plástico — portanto, na superfície das escovas e toalhas —, verificando-se como locais ideais para encontrar este tipo de vírus. É por isso que é tão importante que estejamos atentos à nossa saúde bucal.

Cuidar da saúde bucal e proteger-se do coronavírus: qual a relação?

Partindo do pressuposto de que a boca é um local muito importante no que concerne ao contágio do vírus da Covid-19, tanto como emissora das gotículas contaminadas quanto de receptora dessas mesmas gotículas, cuidar da saúde bucal é essencial para reduzir a (possível) quantidade de vírus.

Atenção: é indispensável lavar as mãos, desde o pulso até por entre os dedos, por pelo menos 20 segundos, para daí realizar a higiene bucal. Isso porque, como as mãos estão em contato direto com uma série de materiais e superfícies diferentes, que podem estar contaminados, se não for feita uma higiene adequada o risco de infecção aumenta.

Homem realizando higienização das cadeiras do consultório

Existem alguns estudos que mostram uma estreita relação entre casos mais graves e problemas de saúde bucais, mais especificamente, periodontais. Essa relação se verifica, ainda, em alguns fatores em comum, como a idade, o diabetes e hábitos de fumar regularmente. A periodontite esteve ligada a um risco aumentado de complicações gerais da Covid-19: entrada nas UTIs, necessidade de ventilação/intubação e até morte.

Melhor explicando: o grau de agravamento da Covid-19 foi significativamente maior entre pacientes com problemas periodontais moderados e graves quando comparados com casos de periodontite mais leve ou sem a doença. Isso porque, assim como a maioria das doenças inflamatórias contribuem para o agravamento dos quadros de Covid-19, a periodontite também exerce papel determinante neste contexto, por compartilhar fatores de risco comuns à maioria destas doenças.

Deste modo, o cuidado e o tratamento periodontal não devem ser adiados, ainda mais se o paciente já percebe possíveis sangramentos na gengiva ou dispor de um histórico com problemas de periodontite. Nestes estudos, foi verificado que tratamentos bem-sucedidos de periodontite têm demonstrado uma melhoria na situação, então, se realmente existir uma ligação “causal” entre a periodontite e os resultados adversos em pacientes infectados pelo coronavírus, a manutenção periódica da saúde periodontal é essencial para o cuidado destes pacientes.

Além disso, em caso de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção, o uso dos materiais de higiene bucal, como pasta de dente e toalha de rosto deve ser individualizado, guardando, ainda, estes materiais em ambientes diferentes.

Existem algumas recomendações que você pode adotar em seu dia a dia para manter uma boa saúde bucal por meio da higienização o que, consequentemente, resulta em uma maior proteção contra o coronavírus. Entre estas recomendações destacam-se o uso de fio dental, a escovação dos dentes e limpeza da língua com raspadores ou a própria escova, todas diariamente.

São ações simples, mas muito relevantes, pois é por meio delas que conseguimos remover consideravelmente um grande número de microrganismos, incluindo o coronavírus e outros microrganismos, que estão na saliva. Como resultado, tem-se uma maior proteção contra o vírus, impedindo-os de alcançar outros lugares importantes, como o pulmão.

Consultas ao dentista

Saiba o que a Cury Clínica Odontológica tem feito para evitar a disseminação do coronavírus clicando aqui.

Aqui na Cury, por exemplo, para a sua segurança e a de todos, com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus e de limitar os riscos de infecção dos pacientes e profissionais de saúde bucal, seguimos precisamente todas as medidas de segurança.