Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Disfunção temporomandibular e dor orofacial: como tratar?

  • ATM/DTM
  • 03/01/2024
  • Cury Clínica Odontológica

Mulher com a mão sobre a mandíbula, pois está sentindo muita dor causada por problemas na ATM.

Você sabe o que é ou já ouviu falar em disfunção temporomandibular ou dor orofacial? Alguns nomes são complicados na odontologia, mas a Cury Odontologia te explica não só o que são essas disfunções, mas também quais são os sintomas e como os profissionais devem intervir para oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Vamos lá saber um pouco mais sobre isso. Ah, se você apresentar os sintomas que mencionaremos mais à frente, procure nosso time de especialistas, pois nós podemos te ajudar a sorrir sem dor e sem medo.

O que é a disfunção temporomandibular?

É hora de começar pelo começo – literalmente. A disfunção temporomandibular, segundo uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Dor Facial (AADF), atinge entre 40% e 75% de toda a população. Ou seja, muitas pessoas são acometidas por essa disfunção, por isso é muito comum a busca por auxílio odontológico para entender o que é aquilo que eles estão sentindo.

Acontece que a disfunção temporomandibular nada mais é do que a famosa DTM ou tambémdisfunção da ATM. É uma disfunção ligada a uma falha da articulação da mandíbula, músculos, sistema nervoso central (causando dores) etc., ou seja, é um problema relacionado à articulação e músculos que ligam o osso mandibular ao crânio, sendo o principal responsável pelo movimento básico que fazemos todos os dias: o abrir e o fechar da boca.

Osso da mandíbula em 3D.

Quando o nosso corpo manifesta uma disfunção, é comum apresentar sinais, o que também ocorre na saúde bucal. O conjunto de problemas e anormalidades nessa região pode interferir no funcionamento da articulação, causando dores, incluindo a dor orofacial. É crucial destacar que a dor orofacial não é o único indício de disfunção temporomandibular; outros sintomas secundários, como dores de cabeça, bruxismo e dores de ouvido, também podem ocorrer.

A sensação que o paciente chega apresentando no consultório é de que a mandíbula está saltada ou travada, com barulhos e/ou estalos ao fazer o movimento de abrir e fechar a boca, justamente pela alteração entre a mandíbula e o crânio.

O que leva à disfunção temporomandibular (DTM/ATM)?

Toda disfunção no corpo humano é causada por algo que não funciona bem e, na saúde bucal, como já falamos anteriormente, não seria diferente. No caso da disfunção temporomandibular (DTM/ATM) há inúmeros fatores que podem contribuir, desde físicos até os emocionais, e nós vamos te contar agora os principais.

1. Mastigação incorreta

Sem dúvidas, esse é um dos fatores que podem levar à disfunção temporomandibular. Acontece que cada dente do ser humano tem uma função específica, afinal ele também é um órgão, então um é responsável por cortar, outro triturar os alimentos.

Na ausência de um ou mais dentes ou no mau posicionamento da arcada (dentes tortos ou faltantes, por exemplo), a mastigação é afetada em diversos aspectos, levando a pessoa a mastigar de maneira incorreta. Isso resulta em problemas diretos e indiretos, uma vez que o funcionamento inadequado pode acarretar complicações nos ossos e ligamentos.

2. Bruxismo

Outro fator que pode ocasionar a DTM é o bruxismo, caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes involuntariamente, especialmente durante o período noturno (o sono).

Quando há essa pressão nos dentes constantemente, surgem alguns malefícios para a saúde bucal, como o desgaste dos dentes e o descolamento dos ossos e discos que compõem a articulação temporomandibular (ATM).

3. Má oclusão dentária

Como falamos anteriormente, o posicionamento inadequado, seja da mandíbula ou dos dentes acarreta problemas para a saúde do indivíduo. A má oclusão dentária se define justamente pelo desalinhamento entre a arcada superior e inferior, resultando em um fechamento irregular da mordida.

Dessa maneira, quando não é corrigida a tempo, a má oclusão dentária pode sim levar à Disfunção da Temporomandibular, pois a pressão exercida da forma errada prejudica os ossos e nervos da região.

4. Traumas na região/traumas bucais

Outro fator propenso a desencadear a disfunção temporomandibular é o trauma que pode ocorrer na região bucal. Pancadas e ferimentos na mandíbula, maxilar, pescoço e cabeça têm o potencial de acarretar sérias consequências que afetam o funcionamento do sistema bucal.

Por isso, se este é o seu caso, contate um dentista da Cury Odontologia para analisar o seu caso e trazer mais qualidade de vida para você.

Quais são os sintomas da DTM?

Os sintomas da disfunção temporomandibular são bem recorrentes, ou seja, tendem a acontecer os mesmos em várias pessoas. Por isso, estar atento aos sinais é uma das formas de trazer o diagnóstico precoce e o tratamento adequado o quanto antes.

Mulher com problema na ATM em uma consulta no dentista.

Entre os sintomas que podem indiciar a DTM, estão: dores mandibulares, dor cervical, dores na região de ouvidos, sensação de pressão e/ou barulhos de clique quando abre e fecha a boca, dificuldades para abrir a boca ou até mesmo abrir de forma muito reduzida. Além disso, temos outros sintomas como:

  • Dor ao bocejar, uma atividade aparentemente inofensiva, pode ser significativa para quem sofre de DTM, causando desconforto ao abrir a boca. Se você enfrenta esse problema, é recomendável consultar um dentista.
  • Dores de cabeça frequentes são um dos principais sinais de DTM. O paciente experimenta dores latejantes e, por vezes, enxaquecas, visto que é comum que essas dores se manifestem na face.
  • Dor e zumbido no ouvido são sintomas adicionais de quem apresenta disfunção temporomandibular. Nesse cenário, pode desencadear inflamação na região, pois está diretamente próxima à área da mandíbula e maxilar.

Esses são sinais de alerta para que você busque ajuda especializada, iniciando assim o tratamento adequado e conquistando uma melhor qualidade de vida.

Qual o tratamento adequado para a DTM?

Geralmente, todo caso de disfunção temporomandibular o tratamento é clínico e passa por fase: controle inicial dos sintomas, reabilitação neuromuscular e reposíção mandibular, tratamento ortodôntico e por último correção de formato ou de desgastes dentários. No entanto, o primeiro passo é aliviar a dor do paciente, sendo necessário realizar um tratamento clínico com o objetivo de reduzir o desconforto e melhorar a movimentação mandibular. 

Cada tratamento é único e deve ser passado pelo dentista responsável pelo caso. A automedicação pode agravar o problema e os sintomas.

Como a Cury Odontologia pode auxiliar nesse processo?

O tratamento da DTM é realizado no consultório odontológico. Na Cury Odontologia, contamos com uma equipe de profissionais especializados capazes de elaborar o tratamento adequado para o seu caso. Entre em contato para obter mais informações.