Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Doenças periodontais são causas de outras doenças no organismo

  • Periodontia
  • 09/09/2013
  • Dr. Marcio Gulin Cury

Em artigos passados, nós já falamos sobre as doenças periodontais - como a gengivite e a periodontite -, que danificam as estruturas responsáveis pela sustentação dos dentes. Hoje você vai ver que essas enfermidades também podem levar ao surgimento de outras doenças no organismo.

Problemas sistêmicos Problemas respiratórios, osteoporose, entre outros, podem ser causados pelas doenças periodontais (em conjunto com outros fatores ou não). As bactérias presentes na boca podem, por exemplo, chegar ao pulmão e causar problemas como a pneumonia. Doenças cardíacas Durante o tratamento gengival, bactérias causadoras da periodontite podem alcançar a corrente sanguínea, gerando o risco de uma endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas). Por essa razão, quando o paciente tem alguma enfermidade cardíaca, o dentista deve primeiramente proceder com uma antibioticoterapia. Diabetes Pessoas com diabetes são mais suscetíveis a infecções bacterianas; por essa razão, a diabetes pode vir a causar problemas bucais como as doenças periodontais. No entanto, pesquisas mostram que há também a possibilidade dessas doenças prejudicarem o controle glicêmico no sangue, podendo causar o avanço da diabetes. Derrame Pesquisas mostram a existência de uma relação entre infecções bucais e o derrame. Partos prematuros Quando a mulher grávida apresenta enfermidades como a gengivite, pode ocorrer o parto prematuro, e o bebê pode nascer com peso abaixo do adequado.

Não perca tempo e coloque em dia suas consultas de rotina no dentista. O que for diagnosticado com antecedência pode ser tratado com mais facilidade e, como você viu, prevenir outras doenças muitas vezes mais graves. Marque sua consulta na Cury Clínica Odontológica, referência em odontologia em Curitiba.