Erosão dentária

• 12/10/2014
  • Curiosidades

A erosão dentária é o desgaste dos dentes, a começar pela sua camada externa, que corresponde ao esmalte. A causa principal do problema é o contato de substâncias ácidas com os dentes, e ocorre mais frequentemente em crianças e adolescentes. Quando não prevenida ou tratada, a erosão dentária tende a avançar e atingir outros tecidos dentais, podendo gerar alterações estéticas e funcionais.

Pessoa ingerindo alimentos ácidos

A principal causa da erosão dentária é a ingestão de alimentos e bebidas ácidas - refrigerantes, açúcar, sucos de frutas como a laranja, bebidas alcoólicas, bebidas energéticas, entre outros. Nesse caso, dá-se o nome de erosão extrínseca. Não há problema em ingerir essas bebidas ou alimentos, contanto que com moderação.

Outra causa da erosão dentária, porém menos comum, é a presença de ácidos gástricos na cavidade bucal. Isso pode ser gerados por problemas como o refluxo gástrico e a bulimia, que gera vômitos frequentes. Nesse caso, dá-se o nome de erosão intrínseca.

Sintomas

A erosão dentária causa a descoloração dos dentes, com exposição da dentina, que é amarelada. O dente também ganha maior sensibilidade, tornando-se pouco tolerante a alimentos ou bebidas muito frios ou muito quentes. Além disso, a ponta dos dentes da frente podem se tornar levemente transparentes.

Prevenção

A prevenção, nesse caso, é o mais importante. Mesmo quando já se constatou a presença de erosão dentária, dependendo do estágio, pode-se reverter o quadro através de uma mudança de hábitos.

• Cuide com a ingestão de bebidas e alimentos ácidos. Se perceber que os consome com muita frequência, mude seus hábitos alimentares. Um nutricionista pode te ajudar.
  • Ao consumir bebidas ácidas, tente não deixá-las por um tempo prolongado na boca, para que não tenham muito contato com a superfície do dente. Você também pode optar por utilizar um canudinho.
  • Utilize cremes dentais com menos acidez, e preferencialmente com uma quantidade de flúor mais elevada.
  • Consulte regularmente o dentista.

Tratamento Quando o caso já está em estágio mais avançado, e a estrutura e função dos dentes já foram afetadas, é necessário um tratamento. Trata-se da restauração dental, que recupera a forma e a funcionalidade do dente. No entanto, é um tratamento caro e trabalhoso; por isso, é muito importante o diagnóstico precoce e a prevenção.

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Márcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Ao longo desses 22 anos, ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem seu sonho e tratamento, seja para obterem mais saúde, melhor função mastigatória ou estética. Nossa equipe na Clínica Odontológica Cury é especializada em diversas áreas da Odontologia e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

NOSSAS UNIDADES

UNIDADE TIBAGI