O que é odontoma?

• 12/10/2014
  • Curiosidades

Odontoma é um tumor que se origina no tecido de formação dos dentes, causando o surgimento de tecidos dentais. É um tumor que ocorre mais frequentemente em crianças, mas também pode acometer adultos. Muitas vezes não apresenta sintomas, não costuma causar dor, tem desenvolvimento lento e é benigno, mas pode evoluir para um câncer se não tratado.

Quando há sintomas, o odontoma pode impedir o nascimento dos dentes permanentes, ou impedir que os temporários caiam. Dependendo do caso, também pode aparecer um inchaço na região gengival, ou pode haver um pequeno deslocamento dos dentes. O tumor é identificado, então, no exame radiográfico.

Existem dois tipos principais de odontoma, o composto e o complexo. Saiba mais sobre os dois:

• Odontoma composto: Trata-se da formação de diversos tecidos similares à estrutura dos dentes reais. Parecem pequenos dentes, e costumam se apresentar de maneira organizada em um padrão. Normalmente, esse tipo de tumor ocorre na região da maxila.
  • Odontoma complexo: Nos odontomas complexos, os tecidos formados não têm estrutura similar aos dentes, e apresentam-se de maneira desordenada. Normalmente, esse tipo de tumor ocorre na região posterior dos maxilares.

O tratamento para ambos os tipos de odontoma é a remoção cirúrgica. O menino que teve 232 dentes extraídosodontoma

Recentemente, houve o caso extremo e muito raro de um menino indiano que extraiu 232 "dentes". Na verdade, tratava-se de um caso de odontoma em que, em uma única cavidade gengival, se formaram diversos tecidos de estrutura similar aos dentes.

O menino já vinha se queixando de dor havia meses, em função de um inchaço em sua mandíbula direita. A operação durou 7 horas.

Dr. Marcio Gulin Cury
CRO-PR 14.875

Dr. Márcio Cury, formado pela Universidade Federal do Paraná em 2002. Ao longo desses 22 anos, ajudamos mais de 10 mil pessoas a realizarem seu sonho e tratamento, seja para obterem mais saúde, melhor função mastigatória ou estética. Nossa equipe na Clínica Odontológica Cury é especializada em diversas áreas da Odontologia e está pronta para cuidar da sua saúde com excelência.

DIAGNÓSTICO E
TRATAMENTOS DIVERSOS

NOSSAS UNIDADES

UNIDADE TIBAGI