Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Conheça os benefícios das facetas de porcelana

  • Odontologia Estética
  • 20/09/2022
  • Cury Clínica Odontológica

O nosso sorriso é a porta de entrada para transmitir simpatia e autoconfiança. O desejo de um sorriso bonito e iluminado vai além da estética e se alinha à transmissão de confiança e segurança para sorrir e se comunicar, por isso tornou-se o sonho de muitas pessoas.

Nessa busca por um sorriso bonito, o número de procedimentos odontológicos que facilitam esse sonho, de forma rápida e segura, têm ganhado cada vez mais a atenção nas clínicas de odontologia, como é o caso das facetas, que promovem alterações no formato, tamanho e tonalidade dos dentes.

Esse tipo de procedimento já é bastante conhecido entre os famosos e agora começa a ser buscado pelo público que também deseja um sorriso mais bonito, de forma rápida e prática.

Se você deseja saber mais sobre as facetas de porcelana e como elas podem lhe ajudar a alcançar o sorriso dos sonhos, continue a leitura.

O que são facetas dentais?

É natural que com o passar do tempo, devido ao consumo de certos alimentos, bebidas, uso de medicamentos, consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, os dentes sofram alterações no esmalte dentário, gerando assim o amarelamento. Além das desarmonias ou assimetrias dos dentes, que podem sofrer alterações devido à má formação dentária com uso de chupetas e etc. 

Com isso, surge o desejo de restaurar essa coloração e simetria através de procedimentos odontológicos, como é o caso das facetas dentais.

As facetas dentais são lâminas finas, confeccionadas em porcelana ou resina, que são coladas por cima da superfície do dente, por meio de cimento resinoso. Assemelham-se a uma capa que tem o formato do dente do paciente, funcionando como uma “máscara” que vai cobrir as imperfeições dos dentes, como, por exemplo, as manchas, fraturas, trincas ou a aparência envelhecida. 

O procedimento é realizado pelo dentista, que deve analisar a arcada dentária e o histórico bucal do paciente para indicar qual será o material mais adequado para aquele caso.

senhor idoso fazendo avaliação da arcada dentária para colocar facetas de porcelana

As facetas são recomendadas para os seguintes casos: fechamento de espaços vazios; trincas e fraturas; substituição de restaurações amareladas e muito antigas; dentição escurecida ou manchada; e mudanças no formato e posicionamento do dente.

Quais os principais tipos de facetas e para qual ocasião são indicadas?

As facetas dentais são indicadas para melhorar a estética do sorriso. Elas irão promover alterações no formato, tamanho e tonalidade dos dentes, além de proporcionar mais saúde bucal para o paciente, pois corrige imperfeições que interferem na mastigação dos alimentos e na higienização bucal.

Existem dois tipos de facetas dentais, as facetas em resina e as facetas de porcelana ou cerâmica:

  • As facetas de resina são confeccionadas diretamente no dente, aplicadas sobre o esmalte do dente, modelando o material. Elas tendem a ser as mais indicadas, por promoverem um aspecto estético mais natural e ter um custo-benefício mais acessível. Para quem precisa de pequenas alterações, como preenchimento de espaço ou pequenas fraturas e coloração, essa é a técnica mais indicada.
  • As facetas de porcelana, também conhecidas como facetas de cerâmica ou lentes de contato, são personalizadas em laboratório, após a avaliação dentária do paciente. Depois de confeccionadas e aprovadas, elas são posicionadas na parte frontal do dente, após esse dente sofrer um pequeno procedimento de desgaste. Devido a sua maior resistência e qualidade, elas precisam de mais de uma sessão para serem coladas, realizando ajustes para que se assemelham à naturalidade dos dentes.

Ambas os modelos são os mais indicados no mercado, variando apenas em relação à sua resistência, material e custo.

Benefícios das facetas dentárias

Entre os inúmeros benefícios proporcionados pelo uso das facetas está a maior durabilidade. As facetas dentais não desgastam facilmente e têm longa duração. Dessa forma, facilita a realização de procedimentos bucais, sendo necessário apenas manter uma boa escovação e o uso de fio dental.

mulher escolhendo qual a melhor faceta de porcelana colocar em seus dentes

Outro grande benefício é a resistência a manchas, pois tanto a resina quanto a porcelana preservam a cor dos dentes, mantendo a boa aparência e coloração.

E para quem tem medo de dor em procedimentos odontológicos, a aplicação de facetas não requer cirurgias, técnicas invasivas ou uso de aparelhos ortodônticos para devolver a simetria dentária, por isso, é totalmente indolor. 

Quanto custam as facetas dentais?

O valor do procedimento varia muito de acordo com as facetas escolhidas, o tipo de material utilizado, a técnica e o número de dentes que irão receber as facetas.  Devido aos seus benefícios, material e procedimentos, o preço das facetas dentárias de porcelana tende a ser mais alto em relação às facetas dentárias de resina.

O valor pode variar de acordo com o consultório e material. Atualmente, no mercado odontológico nacional, uma faceta executada por especialista parte de mil reais.

Quais são as contraindicações?

Assim como todo e qualquer procedimento, existem algumas contraindicações para a sua realização. Assim, o uso das facetas não é recomendado, principalmente, em estrutura dental destruída ou comprometida e também em dentes com coloração severa ou escura.

Como as facetas dentárias podem interferir no seu bem-estar?

As facetas dentárias proporcionam uma melhora na simetria e coloração dentária, entregando ao cliente o sorriso dos sonhos. Assim, esse procedimento proporciona bem-estar e autoconfiança para quem o realiza.

Em muitos casos as facetas são importantes para equilibrar a biomecânica do sistema mastigatório, protegendo outros dentes, músculos e articulações temporomandibulares (ATM), tornando o procedimento importante, para saúde e longevidade do sistema mastigatório.

Um sorriso mais branco e alinhado, além de melhorar a saúde bucal, também é essencial para construir uma boa autoestima. O sorriso é o nosso cartão de visitas, então nada melhor do que um cartão de visitas que exale exuberância. Um belo sorriso também melhora a sua comunicação, pois te oferece segurança na hora de falar e sorrir durante uma conversa.

Garantir a segurança de sorrir e renovar a autoestima dos clientes é o nosso objetivo. Aqui, na Ortodontia Curitiba, oferecemos clareamentos dentários, aplicação de facetas em resina e porcelana, com valores que cabem no seu bolso. 

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!