Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Mitos e verdades sobre o Clareamento Dental

  • Odontologia Estética
  • 16/08/2022
  • Cury Clínica Odontológica

Já ouviu a frase que o sorriso é a porta de entrada para a alma, o seu cartão de visita particular?! Pois é, não é mentira! Um sorriso bonito e mais branco transmite, para quem o recebe, saúde e bem-estar e, para quem o doa, segurança e autoestima. Por isso, hoje vamos falar sobre o clareamento dental e alguns mitos que giram em torno do tratamento. Vamos lá:

Quais são os tipos de clareamento dental?

Existem, atualmente, dois tipos de clareamento dental: o caseiro e o em consultório, a laser. Nós vamos te explicar as diferenças de cada um e porquê o caseiro não é pra ser feito de qualquer jeito e sem supervisão de um dentista.

Clareamento dental caseiro: geralmente, é feito com o uso de moldeiras plásticas com gel clareador, tudo passado e indicado pelo dentista, incluindo o tempo de uso.

Clareamento dental a laser: esse é o tipo de clareamento dental que entrega resultado com maior rapidez. É feito em consultório e por um dentista, sendo utilizada uma maior concentração de agentes clareadores. Geralmente, o tratamento a laser potencializa a ação desses agentes clareadores. 

Além disso, o clareamento dental também pode ser indicado pelo dentista, para ser feito em casa, potencializando ainda mais o resultado do clareamento. As sessões dependem da necessidade de cada paciente e somente através da avaliação do dentista é possível determinar o tempo necessário.

O clareamento dental enfraquece os dentes?

Esse é um dos mitos mais espalhados sobre o clareamento dental. Vamos lá! Pense: um profissional de saúde, um dentista, indicaria um procedimento que causaria problemas e deixaria os seus dentes fracos? 

Esse realmente é um boato que não faz sentido, considerando que o trabalho do dentista é justamente promover o bem-estar e a saúde dos seus dentes. O clareamento dental não causa enfraquecimento do esmalte do dente. O que pode acontecer é o paciente sentir uma sensibilidade transitória, que deve ser, claro, comunicada ao dentista para que esse possa indicar soluções que diminuam a sensibilidade.

mulher fazendo clareamento dental a laser no dentista

O clareamento dental deixa os dentes com um resultado artificial?

Esse é outro mito muito sério em torno do tratamento. É claro que não! Durante a avaliação com o dentista são considerados diversos fatores, incluindo o aspecto natural dos seus dentes, bem como todas as suas expectativas, que são alinhadas para que seja alcançado o resultado mais natural e harmonioso possível.

Clareamento dental com carvão ativado ou bicarbonato é seguro?

Não! Definitivamente, não! Existem receitas de clareamento dental por toda internet, mas saiba que, nesses casos, sim, você estará colocando sua saúde bucal em risco e enfraquecendo os seus dentes. Clareamento dental é feito com supervisão e recomendação do dentista e somente esse profissional pode indicar o melhor método.

O clareamento dental dura pouco tempo?

Essa é uma pergunta bem frequente nos consultórios. Vamos lá! Assim como todo tratamento, o clareamento dental precisa de cuidados para que seja duradouro. Imagine você terminar um tratamento e tomar várias xícaras de café por dia sem escovar os dentes. Você acha mesmo que o tratamento resistiria a esse tipo de descuido? Por isso, para que seus dentes sejam preservados, é necessário seguir com a higiene bucal e todas as recomendações do dentista.

É mesmo necessário evitar os alimentos escuros?

Lembra do que falamos acima? É justamente isso! Alimentos escuros como café, vinho, coca cola, açaí, são alimentos que sim, mancham e escurecem os dentes. Isso não quer dizer que você deve parar de ingerir esses alimentos, mas, já ouviu a frase: tudo demais é veneno? Isso mesmo! Além de serem alimentos que são prejudiciais para a saúde como um todo, em grandes quantidades, e com a ingestão frequente, eles podem sim manchar os dentes e destruir o clareamento dental.

Fumantes e clareamento dental: quais as recomendações?

Bem, fumar causa diversos prejuízos à saúde e alguns danos irreversíveis, na maioria das vezes. Para a saúde bucal, não seria diferente! A nicotina, substância altamente tóxica encontrada nos cigarros, age de forma rápida nos dentes, causando um aspecto amarelado, além de mau hálito e diversos outros problemas. Por isso, se você é fumante e quer fazer um clareamento, primeiro pare de fumar, para o bem da sua saúde e dos seus dentes.

Menores de idade podem fazer clareamento dental?

Essa também é uma dúvida bem frequente nos consultórios. O tratamento é contraindicado para adolescentes e crianças que não possuem a formação completa das raízes dentárias, ou seja, essas pessoas não podem se submeter ao clareamento dental. 

No entanto, somente uma avaliação criteriosa do dentista pode confirmar se em casos de adolescentes, por exemplo, o procedimento pode ser feito. O mais indicado é procurar o dentista e passar por uma avaliação pessoal!

O que é preciso fazer antes de começar o clareamento dental?

Bom, antes de tudo, você precisa escolher bem o local que você irá fazer o seu tratamento. Isso irá garantir a segurança dos seus dentes e da sua saúde bucal. Antes do clareamento dental, geralmente, é feita uma limpeza para retirada de tártaro e uma avaliação do dentista se não há inflamação nas gengivas e outros problemas que possam comprometer o tratamento.

mulher no dentista realizando o processo de limpeza

Conte com a gente! 

Há 18 anos a Cury Clínica Odontológica trabalha com responsabilidade e precisão nos seus tratamentos, oferecendo o melhor para cada paciente. Somos referência no tratamento de diversos problemas dentários.

Trabalhamos, principalmente, no diagnóstico e prevenção de doenças, através de um trabalho personalizado de diagnóstico, de acordo com o perfil do paciente, por meio de exames modernos e diagnóstico completo.

Com uma equipe de profissionais capacitada, nosso objetivo é oferecer o melhor em saúde bucal, através da tríade: saúde, função e estética.

Confie sua saúde bucal a quem é referência no assunto. Fale conosco!