Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Mitos e verdades sobre o dente do siso

  • Curiosidades
  • 26/01/2020
  • Cury Clínica Odontológica

O que é o dente do siso?

O famoso dente do siso é o nosso terceiro molar, nosso último dente. Dente que antigamente era muito utilizado para trituração de alimentos mais duros. Com o passar dos anos, nossa alimentação foi mudando, alimentos mais cozidos, triturados e macios foram incluídos em nosso dia a dia, diminuindo a funcionalidade dos dentes do sisos, justificando assim, o fato de muitos pessoas já não possuírem os terceiros molares. 

Não possuindo anatomia padrão, os terceiros molares podem ter diversas formas, uma única ou várias raízes, assim como podem irromper alinhados à arcada ou se formam e ficam inclusos, dentro do osso, em diferentes posições.

Muitas são as especulações a respeito do dente do siso. Aqui vamos citar alguns mitos e verdades para que você consiga conversar mais claramente com o seu dentista para melhor resolução do seu caso.

 

O DENTE DO SISO DEVE SER SEMPRE EXTRAÍDO.
MITO

Nem todos os terceiros molares devem ser extraídos. Geralmente a extração é indicada para os casos onde o dente está incluso, pois pode induzir à formação de cistos dentre do osso e também quando estão semi inclusos, pois dificultam a escovação e passagem do fio dental, provocando assim uma má higiene, levando ao mau hálito pelo acúmulo de restos alimentares e placa bacteriana, podendo gerar uma inflamação da gengiva ao redor, se tornando suscetível à formação de cárie. A exodontia também pode ser indicada para os terceiros molares que estão em boa posição mas o paciente não possui boa higiene e tem muita dificuldade no controle de placa bacteriana na região. Por outro lado, quando o dente está alinhado aos demais, fazendo parte da oclusão do paciente e de fácil acesso durante a escovação, não há motivos para indicar sua extração.

 

É POSSÍVEL EXTRAIR QUATRO SISOS DE UMA SÓ VEZ.
VERDADE

Esta é uma decisão que deve ser tomada em conjunto, paciente e dentista. Existem muitas variáveis, dentre elas a posição dos sisos e também a habilidade do profissional são determinantes para esta decisão. As cirurgias de modo geral podem ser realizadas em consultório odontológico com anestesia local sem maiores complicações.

 

O ROSTO SEMPRE FICA INCHADO QUANDO TIRA O SISO.
MITO

É possível sim que os sisos sejam extraídos sem gerar o desconforto do inchaço no rosto do paciente. Isto depende do quão traumática foi a cirurgia, duração do procedimento, da medicação administrada no pré operatório, assim como os cuidados do paciente no pós operatório.

 

QUANTO ANTES EXTRAIR OS SISOS MELHOR.
VERDADE

Quando existe indicação para extração dos sisos, quanto antes for realizada a cirurgia, melhor, pois a última parte do dente à se formar são as raízes. E então, a extração fica mais facilitada sem a total formação da raízes, menos força será exercida, assim menos traumático o procedimento se torna.

Lembrando que uma correta avaliação clínica e exames de imagem devem ser realizados antes de qualquer indicação. Converse com o seu cirurgião dentista.