Entre em contato conosco:
41 3015-0841 | 41 98514-7134

Cury Clínica Odontológica

Blog

Restauração dental: Tipos e Quando realizar

  • Odontologia Estética
  • 16/07/2014
  • Dr. Marcio Gulin Cury

As bactérias da cavidade bucal transformam os alimentos, principalmente o amido e o açúcar, em ácido. Essas bactérias, os ácidos, a saliva e os restos de comida formam juntos a chamada placa bacteriana, que deteriora os dentes quando a pessoa não realiza a higiene dental corretamente. A essa deterioração dá-se o nome de cárie.

A restauração dental é o tratamento recomendado para cáries que ainda não atingiram a raiz do dente. A restauração é também conhecida por obturação, e faz com que o dente volte à sua forma e à sua função naturais. O dentista primeiro removerá a parte deteriorada do dente, realizando uma limpeza. Só então a cavidade será preenchida com um dos seguintes materiais:

Exemplo de uma restauração dental

  • Amálgama (restauração prata): Até anos atrás, esse material era muito utilizado em restaurações, por ser resistente e menos dispendioso do que o de ouro, por exemplo. No entanto, por ser de cor prata, não tem aspecto natural.
  • Ouro: Também já não é tão comum atualmente. São muito resistentes e bem aceitas pelo tecido gengival, tendo um longo tempo de duração. No entanto, são mais dispendiosas e também não oferecem um aspecto natural.
  • Resina composta: É uma das opções que oferece uma restauração de aparência natural. No entanto, é menos resistente e pode desenvolver manchas ao longo do tempo.
  • Porcelana: Resistente e não suscetível a manchas, esse tipo de restauração é a melhor opção estética. O custo é mais elevado do que o de resina, mas o resultado é mais agradável e durável.

Você também deve consultar o seu dentista no caso de restaurações já existentes que estão começando a trincar ou desgastar, uma vez que isso pode prejudicar a mastigação e até mesmo possibilitar a formação de placa ao redor da restauração. O dentista irá retirar a antiga e aplicar uma nova.

Se você tem uma restauração dental de amálgama ou de ouro e deseja uma de aspecto mais natural, também pode consultar o dentista para trocar por uma de porcelana, por exemplo.

Nos casos em que a cárie já avançou e atingiu a gengiva, o mais indicado é o tratamento de canal. Existem casos, também, em que o dente já se encontra em estado precário, e pode ser necessário realizar uma extração e colocar um implante dentário.